Conter a transmissão do novo coronavírus é essencial para combater a pandemia da COVID-19. Mas será que estamos no caminho certo? Infelizmente, não estamos progredindo como gostaríamos. Assim, o vírus continua circulando entre a população e preocupando pesquisadores e autoridades em saúde.
De acordo com dados do Imperial College, o índice que mede o ritmo de contágio da COVID-19 subiu no Brasil. Em 10 de novembro, a taxa era 0,68. Uma semana depois, no dia 17 de novembro, o índice havia subido para 1,10.
Entenda a taxa de transmissão
Os números indicam que em 10 de novembro, cada grupo de 100 pessoas contaminadas com o novo coronavírus transmitia COVID-19 para outras 68 pessoas.
No dia 17 de novembro, com o índice em 1,10, cada grupo de 100 pessoas contaminadas com o novo coronavírus transmitia a doença para outras 110 pessoas. Isso significa que um infectado pode transmitir COVID-19 para mais de uma pessoa, aumentando as chances de propagação
Dicas para tornar o ambiente mais seguro contra a COVID-19
- Higienize as mãos com frequência – Sempre que possível, lave as mãoscom água e sabão. Se não for possível lavá-las, limpe-as cuidadosamente com álcool em gel.
- Procure não levar a mão ao rosto – Evite tocar seus olhos, nariz e boca. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para suas mucosas.
- Mantenha uma boa higiene respiratória – Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel descartável.
- Cuide do espaço que você ocupa – Limpe e desinfete as superfícies com frequência, especialmente aquelas que são tocadas regularmente, como maçanetas, torneiras e telas de telefone.
Leia também: Auxílio Emergencial: tire sua dúvidas sobre o benefício

Acrescente mais segurança contra o coronavírus ao seu dia a dia
Evite ambientes fechados – Restaurantes, práticas de coral, aulas de ginástica, boates, escritórios são locais de vem ser evitados neste momento. Há pouca segurança contra a COVID-19 onde não há espaço para manter 1 m de distância ou mais, principalmente em lugares onde pessoas falam alto, gritam, respiram pesadamente ou cantam.
Marque encontros ao ar livre – Reuniões ao ar livre são mais seguras do que as internas, especialmente se os espaços internos forem pequenos e sem circulação de ar externo.
Se não for possível evitar locais fechados, tome precauções:
- Abra portas e janelas uma para aumentar a ventilação;
- Use uma máscara cobrindo nariz e boca;
- Evite comer ou beber em locais lotados;
- Se possível, mantenha pelo menos 1 m de distância das outras pessoas.
Relembre os sintomas da COVID-19
Mais comuns:
- Febre
- Tosse seca
- Cansaço
Menos comuns:
- Dores e desconfortos
- Dor de garganta
- Diarreia
- Conjuntivite
- Dor de cabeça
- Perda de paladar ou olfato
- Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
- Dificuldade de respirar ou falta de ar
- Dor ou pressão no peito
- Perda de fala ou movimento
Comentar