A descoberta do novo coronavírus já completou um ano. Neste período, foram feitas muitas descobertas sobre o vírus. Isso fez com que as informações sobre a prevenção da COVID-19 fossem sofrendo mudanças. Quer ver? Uma das principais mudanças é em relação ao uso de máscara de proteção.
Inicialmente, acreditava-se que apenas pessoas com sintomas da doença e aqueles que cuidavam de infectados deveriam usar a máscara de proteção. Além disso, era sugerido que somente máscaras profissionais eram eficientes contra o vírus.
Porém, no dia 2 de abril de 2020, o Ministério da Saúde publicou uma atualização nas orientações. Nela, é indicada que máscaras de proteção de pano sejam confeccionas em casa. Como acessório para ser utilizado pela população geral. Essa mudança foi impulsionada pela escassez de máscaras profissionais e cirúrgicos. O que pode gerar a dúvida, máscara caseira previne contra o coronavírus?
A resposta é SIM. O uso de máscara de pano feita em casa pode ajudar a proteger da COVID-19. Desde que alguns cuidados sejam tomados. Por outro lado, pacientes com indicação médica para usar máscara devem dar preferência à máscara industrializada.
Leia também: Dicas para você que vai mora ou vai morar sozinho
Não compartilhe máscara
A máscara é de uso pessoal e não deve ser compartilhada. Nem mesmo após a lavagem. Por exemplo, em uma casa com 5 pessoas, cada morador deve ter suas próprias máscaras e lavá-las separadamente.
Ajuste a máscara ao seu rosto
Outra orientação é costurá-la de forma que fique bem ajustada ao rosto, sem sobras nas laterais, ao redor do nariz e boca.
Atenção ao tempo de uso
A máscara caseira deve ser usada enquanto seca e por no máximo 2 horas. Após este tempo, ou quando ficar úmida, ela deve ser trocada.
Higienizando as máscaras
Lave a peça usada com água limpa, sabão e água sanitária. É importante que você deixe as máscaras caseiras secarem ao sol. Só volte a usá-las quando estiverem completamente secas e passadas a ferro.
Atenção ao tecido
Evite tecidos que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos. Por isso a recomendação é que utilize tecido de algodão. Também pode ser utilizado Tecido Não Tecido (TNT) sintético, desde que o fabricante garanta que ele não causa alergia e é adequado para uso humano.
Tripla camada de proteção
Para ter uma margem de segurança confiável, você deve fazer sua máscara com pelo menos 3 (três) camadas de tecido, sendo uma não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e uma camada de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.
Descarte consciente
Descarte sua máscara de pano ao observar perda de elasticidade das alças de fixação, deformidade no tecido ou qualquer coisa que possa causar prejuízos à barreira de proteção. As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartáveis após o uso.
MANUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Ministério da Saúde criou um manual com especificações de como a máscara caseira pode ser feita e utilizada. Ele destaca pontos importantes que todos devem seguir:
- Siga as medidas de higiene já estudadas e estabelecidas;
- Limpe as mãos frequentemente. Lave-as com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar. Se água e sabonete não estiverem prontamente disponíveis, use uma preparação alcoólica a 70%, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas;
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
- Limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente – mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias etc. Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção; e para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície;
- Siga à as normas do Ministério da Saúde divulgadas no site: coronavirus.saude.gov.br
A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que pessoas assintomáticas podem, sim, transmitir a Covid-19. Além disso, como muitos infectados não apresentam sintomas e não sabem que estão com a COVID-19, a máscara para uso geral pode ajudar a conter a transmissão por essas pessoas. Por isso, é importante que todos usem a máscara.
Comentar