Decoração

Como instalar prateleiras de forma fácil e segura?

Como instalar prateleiras
Saber instalar móveis e itens decorativos – como prateleiras e nichos, por exemplo – sem a ajuda de montadores é uma das habilidades mais cobiçadas pelos donos e donas de casa, não é verdade?

Saber instalar móveis e itens decorativos – como prateleiras e nichos, por exemplo – sem a ajuda de montadores é uma das habilidades mais cobiçadas pelos donos e donas de casa, não é verdade? 

A boa notícia é que as prateleiras podem ser uma ótima forma de começar a realizar esse desejo. Afinal, elas são relativamente simples de serem montadas e instaladas, não exigindo ferramentas muito específicas ou grande experiência.

E se você é um dos entusiastas do uso delas, seja pela praticidade, pela organização ou pelo charme que elas podem trazer aos mais diversos ambientes, irá gostar de conhecer melhor seus diferentes tipos e suas respectivas instalações. 

Mas, antes de tudo, não se esqueça de ter certeza que o local escolhido para instalá-las não possui nenhum cano ou tubo atrás, ok? Agora sim, vamos ao que interessa! 😉

Prateleira com trilho ou régua

Como instalar prateleiras em trilho Como instalar prateleiras com régua

Essas prateleiras são bastante práticas e versáteis, já que podem ser instaladas em diversas alturas, de acordo com o seu gosto. Sua estrutura é simples: são compostas por duas réguas metálicas rentes à parede, na vertical, e prateleiras na horizontal. 

O modelo de régua é muito versátil, pois você consegue escolher a distância entre cada uma das prateleiras, já que as réguas são formadas por vários furos feitos para encaixar os parafusos. 

Como instalar: marque com um lápis ou caneta o local exato em que você quer inserir cada uma das prateleiras. Fure com a furadeira, insira as buchas e parafuse-os bem. Depois de ter o trilho ou régua instalado na parede, é só encaixar os apoios na altura escolhida e colocar as madeiras em cima deles. Fácil, né?

Veja também: Como tirar mofo da parede

Prateleira com mão francesa

Prateleiras com mão francesa

Esse tipo de prateleira é apoiada pela chamada mão francesa, que nada mais é do que um suporte triangular que fica abaixo da madeira. Sua instalação é simples: você só irá precisar de uma furadeira, uma trena e um lápis.

Como instalar: comece medindo com a trena e marcando com o lápis o local certo de fixação da mão francesa na madeira. Depois, fixe-as com parafusos, tomando cuidado para manter as duas (ou mais) em posições iguais para manter o equilíbrio e o design! 

Marque a parede com o local certo de instalação, fure com a furadeira e insira as buchas dos parafusos. Por fim, parafuse a prateleira na parede e, prontinho! Sua prateleira com mão francesa estará pronta para ser decorada 🙂

Prateleira com suporte embutido

Prateleira com suporte embutido

Um dos modelos mais procurados por quem gosta de design, as prateleiras com suporte embutido dão a impressão de estarem flutuando na parede. Isso porque seu suporte fica completamente escondido atrás das madeiras, o que dá um charme e um toque minimalista de dar inveja em qualquer casa. 

Veja Também  Horta em Apartamento: Dicas e Curiosidades

Elas são uma ótima pedida para quem deseja deixar as paredes com um aspecto mais “clean” ou, até mesmo, para quem queira aproveitar ainda mais o espaço, adicionando diversas delas em sequência.

Como instalar: essas prateleiras normalmente vêm com seus respectivos suportes. Portanto, além deles, você irá precisar de buchas e parafusos adaptados ao tipo de suporte e parede de instalação, além de nível, furadeira, lápis, trena e chave de fenda. 

Para começar, posicione os suportes e não se esqueça de conferir o nivelamento! Se precisar da ajuda de outra pessoa para conferir, não hesite em pedir. Afinal, nada pior do que instalar uma prateleira torta, não é mesmo? 

Confira o gabarito da sua prateleira com suporte embutido: a maioria delas vêm com ele no kit de fixação. Assim, você conseguirá saber exatamente onde fixar os suportes. 

Agora é só furar a parede, colocar as buchas no lugar e fixar o suporte, parafusando com a ajuda da chave de fenda. Por fim, encaixe a prateleira com cuidado, deixando-a bem rente aos suportes 🙂

O que achou das nossas dicas de prateleiras e suas instalações? Deixa aqui nos comentários qual o seu modelo preferido!

Veja mais dicas incríveis em nosso blog de limpeza!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!