Decoração

4 dicas para utilizar tapetes na decoração da casa

4 dicas para utilizar tapetes na decoração da casa
Para escolher onde colocar um tapete, é importante considerar o estilo da decoração da casa e os hábitos dos moradores. Por ser uma peça versátil, é possível incrementá-los na decoração interna, de salas e quartos, ou externa, como de varandas e entradas.

O tapete é um acessório que divide opiniões na decoração. Tem quem ame e tem quem prefira deixá-lo de lado, mas uma coisa é certa: ele pode dar mais personalidade e ajudar a trazer o aconchego que procuramos dentro de casa.

Se você é uma das pessoas que acredita que a peça possa dar um charme a mais nos seus ambientes, confira nossas dicas essenciais para saber como utilizá-los e mantê-los na sua casa da forma correta. Continue lendo para saber mais!

Por que utilizar tapetes na decoração de casa?

Assim como outros itens de decoração, os tapetes possuem inúmeras variações de modelos, tamanhos, cores e acabamentos. Cada um deles, com suas características específicas, podem contribuir para: 

  • Aquecer o ambiente escolhido;
  • Valorizar a decoração da sua casa;
  • Delimitar espaços;
  • Trazer aconchego e personalidade;
  • Diminuir ruídos, como os de móveis, por exemplo.

Portanto, mesmo tendo diversos benefícios, é importante ter em mente a importância da limpeza dessa nova peça, que deve ser feita regularmente. O acúmulo de poeira nos tapetes é um dos principais motivos que levam pessoas com tendências alérgicas a deixarem esse acessório de lado na decoração, mas isso não significa que você precisa se desfazer deles.

Higienizá-los com um aspirador de pó regularmente e colocá-los ao sol de tempos em tempos já irá resolver o problema. Ah, e nada de varrer a sujeira pra debaixo do tapete, combinado? 😉

3 dicas para utilizar tapetes na decoração da casa

1. Em qual ambiente colocar?

Para escolher onde colocar um tapete, é importante considerar o estilo da decoração da casa e os hábitos dos moradores. Por ser uma peça versátil, é possível incrementá-los na decoração interna, de salas e quartos, ou externa, como de varandas e entradas.

Em espaços conectados, como uma sala que se divide em área de jantar e de estar, é possível utilizar diferentes tapetes para delimitar o espaço de cada um deles. Se esse for o seu caso, você pode utilizar um tapete neutro em um espaço e um mais trabalhado e colorido em outro.

Outra possibilidade interessante é a de utilizá-lo como ponto focal de um ambiente que mereça mais atenção, como no canto de uma escrivaninha ou embaixo de uma mesa central.

2. Como decidir o tamanho ideal?

Após decidir onde colocá-lo, o tamanho do tapete precisa ser escolhido levando em consideração as proporções do ambiente. Quanto maior, mais atenção ele irá chamar, mas lembre-se de ter cuidado para não deixá-lo desproporcional aos móveis. 

Para te ajudar, recomendamos as seguintes medidas:

  • De 15cm a 20cm maior do que a área que está sendo demarcada;
  • Entre cerca de 10cm abaixo do sofá;
  • Para salas de jantar, é preciso calcular o espaço suficiente para arrastar as cadeiras.
Veja Também  Estampas: como combiná-las na decoração

3. Como escolher cores, formatos e materiais?

Se você já pesquisou tapetes para comprar, deve ter percebido a grande variação que eles podem ter. São diversos tamanhos, formatos e estilos estampados em materiais que vão desde as fibras até o couro, seja ele sintético ou legítimo.

Formas geométricas são uma grande tendência, assim como os tapetes feitos à mão (aqueles antigos tricôs e crochês das nossas avós voltaram com tudo!) com os formatos e cores mais inusitados. 

Cada um deles irá se encaixar melhor a estilos e cômodos diferentes e, por ser um objeto decorativo, cada uma dessas características irão se moldar ao estilo da casa e dos próprios moradores. Por isso, essa é a hora de usar a imaginação! 

Conheça alguns dos modelos queridinhos do momento:

Tapete persa

Tapete persa
Tapete Persa

Tapete de fibra

Tapete de fibra
Tapete de Fibra

Tapete de couro

Tapete de couro
Tapete de Couro

Tapete peludo

Tapete peludo
Tapete Peludo

Tapete redondo

Tapete redondo
Tapete Redondo

E os tapetes de parede?

Uma tendência que vem desde a antiguidade, utilizar tapetes na parede como decoração hoje em dia não se limita mais às peças antigas e extremamente caras. Você pode pendurar tapetes modernos ou clássicos, combinando com outros itens de decoração ou até mesmo entre si, fazendo sobreposições e misturando estampas.

Tapetes de parede
Exemplo de Tapete na Parede

Pensar no tapete como uma obra de arte que merece ser pendurada no seu quarto ou sala demonstra autenticidade e personalidade, mas também requer atenção especial para não estragar suas paredes e dar um charme a mais na decoração. 

Por isso, não se esqueça de:

  • Pendurar tapetes não muito pesados, para não sobrecarregar a parede;
  • Utilizar velcro, varão de cortina ou uma moldura para colocá-lo no lugar;
  • Colocá-los sobre um painel ou adicionar filetes para as pontas não se enrolarem;
  • Limpá-los com frequência, assim como os tapetes de chão.

E aí, o que achou das dicas de tapetes para ambientes? Se esse post te ajudou a decidir como incrementar a decoração da sua casa, não se esqueça de contar com a gente quando precisar de uma ajuda na limpeza deles 🙂 É só pedir uma diarista que enviamos até você!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!

Newsletter

Publicidade