Decoração

Horta em Apartamento: Dicas e Curiosidades

Horta em Apartamento: Dicas e Curiosidades
Com a verticalização dos principais centros urbanos, o sonho de cultivar uma horta em casa se tornou distante para muitas famílias que passaram a viver em apartamentos, sem quintal, varanda ou jardim.

Com a verticalização dos principais centros urbanos, o sonho de cultivar uma horta em casa se tornou distante para muitas famílias que passaram a viver em apartamentos, sem quintal, varanda ou jardim.


Criar sua própria horta, além de todos os benefícios para a saúde, é uma terapia ocupacional. Ela fará parte da decoração do seu novo apartamento. E não importa se será na janela, uma horta vertical na sua sacada, poder cuidar das suas plantinhas e ainda poder cozinhar com alimentos que você colheu, não tem preço.

Quando moramos em um apartamento, o seu espaço é reduzido e por isso separamos dicas para você montar a sua horta. Saiba mais abaixo:

O que plantar

Antes de tudo, você precisa escolher o que irá plantar em sua horta. Assim, poderá se organizar e arrumar melhor o espaço, vasos e a terra ideal. Confira algumas plantinhas e descubra o que mais combina com você e com as necessidades do seu novo apartamento.

Temperos

Os temperos costumam ocupar menos espaço e são os mais fáceis de cultivar e cuidar. Você não precisa se preocupar em replantar, na hora de usar, você só arrancar as folhinhas necessárias, com isso, não prejudica as raízes das plantas. Alguns exemplos de temperos: orégano, salsinha, hortelã, cebolinha tomilho, pimenta e manjericão.

Hortaliças

Apesar de serem maiores do que os temperos, se você optar por hortaliças, é preciso comprar vasos maiores e colocar em um local com mais sol. As hortaliças crescem muito e precisam de mais cuidado. Você pode optar por plantar couve, alface, agrião, cenoura, beterraba e até rabanete.

Frutíferas

As frutíferas não nascem apenas em arvore, por isso, se você é fã dos frutos, é possível adicionar alguns frutos em sua horta. Uma das frutas favoritas de muitos, o morango é um dos frutíferos que são perfeitos para a sua hortinha, o ideal é planta-lo em um vaso suspenso, as amoras são parecidas com o morango e pode fazer parte da sua horta. Os tomatinhos cerejas, também fazem parte dos frutíferos que você pode plantar e pode utilizar os tomatinhos que já tem em sua geladeira para realizar o plantio.

Exposição ao tempo e ao sol

A maioria das plantas precisam de luz do sol por pelo menos 4 horas por dia, por isso você precisa verificar qual local do seu apartamento que pega sol por esse tempo e ainda não tenha excesso de vento. Muito vento pode atrapalhar no crescimento de suas plantinhas. Procure deixar a sua horta em janelas, sacadas ou varandas.  

Tipos de Vasos

Para se adaptar ao espaço do apartamento, você pode optar por comprar um painel de jardim vertical. São ótimas opções para quem deseja otimizar o espaço e servem perfeitamente para as varandas. Você pode também colocar os vasos em prateleiras ou estantes do seu gosto. E se quiser fazer você mesmo, o que não falta são variadas opções de hortas com garrafas pets, caixotes, canos, vasos e até latas de alumínio.

Veja Também  Saiba como escolher a cortina ideal

Local

É importante ter iluminação do sol, mas se está pensando em plantar temperos, a cozinha é o seu lugar. Assim, será de fácil acesso e você poderá colher na hora o ingrediente que precisa. Os frutíferos e hortaliças, precisam ser colhidos antes do preparo, por isso ficam mais adequados em varandas ou nas janelas.

Você poderá comprar ou criar o formato de sua horta, para se adequar ao seu estilo de vida e a decoração do seu apartamento. Não importa o tamanho do local onde vive, você consegue incorporar esse estilo de vida em sua casa, o que minimiza os efeitos de emissão de carbono, um ponto a mais para natureza.

Pense nas plantas que mais gosta e consome e comece sua horta por elas. Isso aumentará suas chances de persistir em seu cultivo caseiro.

Gostou do nosso post? Veja mais dicas de decoração e dia a dia aqui no blog da UmHelp.

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 10

Newsletter

Contrate uma Helper

UmHelp - Diaristas

Publicidade