Dicas do dia a dia Limpeza

6 receitas caseiras para tirar manchas de tecido

6 receitas caseiras para tirar manchas de tecido
Às vezes tudo o que a gente precisa é de uma receita caseira para tirar manchas de tecido. Afinal, acidentes não têm hora para acontecer. Pode ocorrer durante o café da manhã, no preparo do almoço ou ser provocado por maquiagem ou desodorante. E quando o assunto é mancha, quanto mais rápido agir, maior a chance de sucesso. Então, confira dicas para eliminar 6 tipos diferentes de manchas de tecidos variados.

Azeite, vinho, maquiagem, café, desodorante e sangue estão ente as manchas em tecidos mais comuns. Afinal, são substâncias que fazem parte do nosso dia a dia e acidentes acontecem diariamente. Como quando se trata de mancha em tecido, o tempo é seu pior inimigo, agir rápido é o primeiro passo para a eficácia da dica. Nem sempre dá para lavar a peça imediatamente, mas se quiser minimizar os danos, é preciso agir o quanto antes.


Agora, aprenda 6 receitas caseiras para tirar as manchas de tecido:

Maquiagem

Se você sujar sua roupa com sombras, blushes, bases, corretivos ou qualquer outro tipo de maquiagem, saiba que não está só. Este é um dos tipos mais comuns de manchas em tecido, e, por sorte, um dos mais fáceis de remover também. Você vai precisar de apenas 3 coisas: algodão, álcool ou vinagre branco e algodão.

Posicione a folha de papel toalha do lado dentro da roupa. Encharque o algodão no álcool ou no vinagre e pressione sobre a mancha até removê-la. Não esfregue, apenas pressione até a sujeira sair completamente do tecido.

Caso nenhum dos dois líquidos funcionem, você pode seguir as mesmas recomendações utilizando um demaquilante sem óleo.

Mancha de batom? Temos dicas especiais

Utilize acetona para limpar manchas de batom de roupas brancas.

Se o tecido for colorido, esfregue um cubo de gelo sobre a mancha e, em sequência, lave-a com água e detergente neutro.

Suor ou desodorante

Suor ou resíduo de desodorante causam manchas difíceis de evitar, mas você não precisa perder roupas das quais gosta por causa disso. Uma receita caseira simples pode te ajudar a recuperar o tecido da blusa, camiseta ou camisa.

Notou a mancha no final do dia? Não coloque a peça no cesto de roupa suja para lavar depois, lave imediatamente. Confira algumas dicas:

Receita 1

Misture 1 litro de água com 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por 30 minutos nessa solução e depois lave-a normalmente.

Veja tambem: Como limpar rejuntes

Receita 2

Misture 1 litro de água morna com 3 colheres de vinagre branco. Deixe a peça de molho por 10 minutos, depois lave normalmente.

Receita 3

Mergulhe somente a região da mancha em um pouco de água oxigenada.

Importante: Antes, faça um teste em uma região mais escondida da roupa, para ter certeza que ela não irá desbotar.

A mancha de desodorante é antiga?

Faça uma pastinha misturando bicarbonato de sódio e limão. Usando uma escova, aplique essa mistura sobre a mancha e deixe agir por 45 minutos. Ao final do tempo, coloque a roupa de molho em um balde com água e sabão por 1h30. Finalize lavando como de costume.

Importante: Faça longe dos raios solares, pois em contato com o sol o ácido do limão pode causar queimaduras na pele.

Sangue

Acidentes com objetos cortantes é um evento relativamente comum na cozinha. Com o corte, além de dor e muito incomodo, pode causar outro tipo de dor de cabeça; mancha de sangue em tecido. Se você puder agir na hora, 3 receitas caseiras simples podem te ajudar:

Receita 1

Esfregue a mancha com água fria e sabão para tirar toda a marca.

Veja Também  7 Dicas para lidar com animais de estimação dentro do apartamento!

Receita 2

Aplique água com gás na parte manchada e deixe de molho por alguns minutos.

Receita 3

Deixe 20 minutos de molho em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de sal de cozinha, em seguida lave normalmente.

Leia também: Como limpar a boca de fogão

A macha de sangue secou no tecido?

Água oxigenada 10 volumes

Aplique água oxigenada 10 volumes sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos. Depois lave como de costume.

Aspirina

Esmague um comprimido efervescente de Aspirina, acrescente um pouco de água para formar uma pasta. Coloque sobre a mancha e deixe agir.

Café

Esse, talvez, mereça o título de “Rei Das Manchas”, “Inimigo Nº 1 das Camisas Brancas” ou “Dose de Desespero”. Afinal, que amante de café nunca premiou sua roupa com a bebida mais popular do Brasil?

Aqui, mais uma vez, a dica é: lave o tecido imediatamente!

Use água quente, quase fervendo. Alta temperatura ajuda a dissipar o café, evitando que ele penetre no tecido.

Outra opção é fazer completamente o avesso: esfregue um cubo de gelo na roupa até a mancha sumir.

A mancha já está seca?

Umedeça a mancha com água morna. Aplique 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que o bicarbonato absorva o café. Em seguida, lave como de costume.

Tinha leite no café?

Leite no café muda tudo, pois nesse caso você precisa de algo que absorva também a gordura do laticínio. Nesse caso, deixe a mancha umedecida em água oxigenada por 10 minutos. Em seguida, lave como de costume.

Vinho

Não perca tempo! Logo após o acidente, pressione a área atingida com um guardanapo para evitar que o vinho se espelha. Em seguida, faça uma espuma na palma da mão com água e sabão e aplique sobre a mancha.

Assim que puder tirar a peça, coloque uma colher de sopa de sal sobre a mancha, espere 5 minutos ante de lavar. Se a mancha persistir, prepare uma mistura de 3 medidas de vinagre branco para 1 de água e deixe agir por mais 20 minutos.

Graxa ou óleo

Essa é com certeza uma das manchas mais temidas, seja pela coloração da gordura ou pelo medo de nunca mais ter sua roupa como antes. Se a gordura que manchou estava muito quente, dificilmente você vai conseguir remover, porque ela já queimou a fibra do tecido. Se não foi esse o caso, veja as dicas:

Talco

Coloque talco em cima da mancha e deixe assim a noite toda. No dia seguinte, faça a lavagem da roupa normalmente. Amido de milho, farinha de trigo ou giz também tem a mesma finalidade!

Água quente com detergente

Misture água quente com detergente e coloque em cima da mancha, esfregando.

Removedores (não use em roupas coloridas)

Se tiver em casa gasolina ou querosene, você pode usá-los para remover gordura de tecidos pesados. É só aplicar um pouco sobre o tecido e esfregar a mancha delicadamente com uma escova.

 

Confira essa e mais notícias no blog da UmHelp.

★ Deixe seu like:

Classificação / 5. Votos:

Comentar

Clique para Comentar!

Newsletter

Contrate uma Helper

UmHelp - Diaristas

Publicidade