Dicas do dia a dia Limpeza

Como tirar cola de potes, paredes e outros objetos?

Como tirar cola de potes, paredes e outros objetos?
O problema é saber depois como tirar cola de potes, paredes e objetos em geral. Se usar a cola pode ser a salvação num momento difícil, saber como tirá-la das superfícies é praticamente o paraíso!

Quando aquele vaso preferido se quebra ou uma parte da madeira do armário começa a descolar, lá vamos nós buscarmos a grande aliada para os momentos de quebra-galho: a cola! O problema é saber depois como tirar cola de potes, paredes e objetos em geral.

Apesar desta dúvida, seja a versão branca, específica para madeira e outros materiais, ou mesmo aquelas supercolas que grudam até o nosso dedo se não ficarmos atentos, não existe melhor amiga na hora de consertar algo rapidinho, não é mesmo?

E, quem tem criança em casa, sabe bem que um tubo de cola pode fazer estragos pelas paredes e tecidos (o sofá que o diga!). 

Se usar a cola pode ser a salvação num momento difícil, saber como tirá-la das superfícies é praticamente o paraíso! Afinal, quem nunca quis guardar aquele pote de vidro maravilhoso ou aquela garrafa chiquérrima e se deparou com um grude horroroso assim que tirou o rótulo?

Para cada uma dessas situações há solução – e não é a mesma para todas. Por isso, vamos te ensinar agora a maneira correta de tirar a cola e realizar a limpeza de cada tipo de superfície. Vem com a gente!

Tirando a cola dos potes de vidro

Tirando cola dos potes

Ser sustentável não é apenas uma moda passageira. Ser sustentável é ajudar o nosso planeta e as próximas gerações a terem um futuro melhor. E quando você faz questão de reaproveitar aquele pote de vidro ou aquela garrafa bem bonita que trouxe na última compra do mercado, você está sendo sustentável!

O problema começa quando você acha que é só tirar o rótulo e dar uma nova função para uma embalagem tão linda: aquela marca de cola que insiste em ficar por ali! Mas não precisa se desesperar, é só fazer algumas tentativas e logo seu vidro estará lisinho, do jeito que você queria. 

Em primeiro lugar, tente uma limpeza com água morna, deixando a peça de molho por cerca de 20 minutos. Depois, é só lavar e esperar o objeto secar. 

Se essa primeira tentativa não funcionar – e isso pode acontecer por conta do tipo de cola utilizada – chegou a hora de usamos um dos nossos grandes salvadores. O vinagre pode ser um grande aliado para determinados tipos de cola. Basta espalhar um pouco sobre a superfície, aguardar alguns minutos e depois passar uma esponja para retirar os resíduos. 

Vinagre não funcionou? Então, vamos de óleo! Passe um pouco de óleo de cozinha com a ajuda de pincel com a própria mão, aguarde alguns minutos e retire com um papel-toalha. Depois, lave a embalagem normalmente. 

Organize também: Como usar potinhos na organização da casa?

Limpando a cola das paredes

Tirando cola das paredes

Hoje em dia é bem comum usar alguns tipos de adesivos para fixar quadros ou suportes e, quando você quer dar aquela mexida na decoração, lá está a marca da cola gritando na sua parede! 

Veja Também  Manchei de vinho, o que fazer?

A dica para resolver esse problema é bem simples: cole tiras de fita crepe sobre a região com resíduos, espere alguns segundos e retire rapidamente. 

Agora, se você utilizou uma fita dupla face poderosa, é provável que parte dela tenha ficado na parede. Nesse caso, existem duas alternativas para resolver o problema. A primeira é utilizar água morna com detergente neutro: passe essa mistura sobre a superfície, espere alguns minutos e veja se o material se solta facilmente. 

Se não funcionar, a outra dica é usar acetona (sim, aquela que usamos para remover esmalte). Molhe bem o algodão e umedeça a região com resíduos de cola. Assim que estiver bem úmido, você pode tentar soltar com a unha ou com a ajuda de uma espátula ou uma régua, sem “machucar” a parede. 

Organize também: Como tirar o mofo da parede? Conheça 5 dicas caseiras para acabar com ele!

 “Descolando” objetos de plástico

Quando você quiser tirar os resíduos de cola de objetos plásticos, valem os mesmos métodos que ensinamos para os potes de vidro. Ou seja: água morna, vinagre ou óleo. 

Só tenha cuidado redobrado na hora da limpeza. Se você for lavar a peça depois de aplicar algum desses procedimentos, evite as esponjas que podem riscar o plástico – que é menos resistente que o vidro e pode ficar marcado. 

Organize também: Conheça 5 tipos de bucha de pia e aprenda como fazer uma limpeza eficaz

Desgrude na madeira

A madeira exige alguns cuidados, especialmente no que diz respeito ao tipo de material aplicado sobre ela. Isso quer dizer que o vinagre e a acetona, que já ensinamos a usar anteriormente, estão descartados. Eles podem manchar a área aplicada e, aí, ao invés de um problema você vai ter dois para resolver.

Você pode tentar fazer a retirada com gelo: aplique uma ou mais pedras sobre a área e tente retirar os resíduos delicadamente, com a ajuda de uma espátula (de plástico) ou uma régua.  

Se o gelo não der certo, você pode tentar o óleo. Mas, com cuidado para não encharcar a peça, ok? Passe o suficiente para cobrir a superfície, com a ajuda de um algodão, e retire o excesso e os resíduos com um pano úmido. 

Organize também: Como fazer limpeza do chão de madeira?

Agora que você já sabe direitinho como limpar os resíduos de cola da sua casa, acompanhe outras dicas aqui do blog. São conteúdos de organização e limpeza que vão fazer a diferença na sua vida, nós garantimos! E se você ainda não conhece o UmHelp, visite a nossa página e descubra como sua rotina pode ficar mais fácil, limpa e organizada. Vem se organizar com a gente!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 10

Comentar

Clique para Comentar!

Newsletter

Publicidade