Economia

6 dicas infalíveis para reduzir as despesas de casa!

Dicas para reduzir as despesas de casa
Neste post, vamos mostrar 6 dicas para reduzir as despesas de casa a partir da mudança de hábitos simples, como poupar energia elétrica, reduzir o gasto com alimentação e outros.

Para alcançar um objetivo maior, como comprar um imóvel, custear uma faculdade ou comprar um carro, é importante compreender a composição da sua renda e propor pequenas economias que, ao final, podem gerar resultados incríveis. E tudo isso pode começar entendendo como reduzir as despesas de casa.


Ao organizar sua vida financeira, é possível economizar a ponto de adquirir um bem sem a necessidade de um financiamento ou melhorar de vida de maneira geral. Com a crise financeira atual que atinge toda a sociedade, planejamento é a chave do sucesso e pode diminuir a sensação de que a renda é sempre menor do que os gastos. 

Neste post, vamos mostrar 6 dicas para reduzir as despesas de casa a partir da mudança de hábitos simples, como poupar energia elétrica, reduzir o gasto com alimentação e outros. 

Tem interesse no tema? Siga conosco!

1. Planeje os gastos com alimentação 

Um dos itens mais caros em um orçamento é a alimentação. Comece planejando os gastos dentro de casa. Quando for ao supermercado, faça uma lista prévia com tudo o que você precisa, assim, não há risco de comprar itens desnecessários e que acabem se perdendo no armário. Pesquise preços e compare marcas. Pequenas economias dão grandes resultados.

Procure saber qual supermercado está em promoção, se vale mais a pena comprar frutas diretamente no sacolão e pense na forma de pagamento.

Outra forma de baratear o custo da alimentação é comprar em maiores quantidades. Por isso, combine com vizinhos, familiares, que também irão precisar de determinados itens, e possam te ajudar nessa economia.

2. Diminua saídas e idas a restaurantes

A alimentação fora de casa é um dos maiores responsáveis pelo aperto no orçamento. Sempre que possível, faça suas refeições em casa ou leve sua comida ou lanche no dia a dia do trabalho, por exemplo.

Planeje com o restante da família e amigos em quais momentos vocês poderão comer em restaurantes. Se, antes, esse era um hábito comum ao longo da semana, pense em reduzi-lo para o fim de semana apenas. Procure também opções mais em conta e adequadas ao orçamento. 

3. Economize energia 

Quem tem mania de chegar em casa a qualquer hora do dia e acender a lâmpada está correndo o risco de pagar contas altas sem necessidade. A iluminação natural é uma ótima alternativa, portanto, deixe sempre janelas e cortinas abertas. 

Quando a energia elétrica é indispensável, só ligue a luz nos locais necessários. Se saiu do quarto, apague a luz e não deixe nenhuma lâmpada acesa. 

Trocar as lâmpadas comuns por fluorescentes pode ser alternativa interessante para locais de grande circulação, como banheiro, cozinha e área de serviço. Elas são mais econômicas e duram mais tempo. 

Você pode não saber, mas o modo de uso dos aparelhos eletrônicos e até mesmo a posição deles dentro de casa podem aumentar o consumo de energia. No caso de geladeira ou freezer, deixe-os em local arejado. Se o sol incidir diretamente, tenha certeza de que o consumo de luz também será maior. 

Evitar abrir e fechar a porta todo o tempo é outra dica. Além disso, os eletrodomésticos mais novos costumam ter ajustes mais fáceis de temperatura: deixe a geladeira no modo econômico. 

Veja Também  Quais as vantagens de ser MEI?

Acabe com péssimos hábitos como dormir com a televisão ligada e nunca deixe o aparelho funcionando só por funcionar. Parou de assistir, desligue. 

Por fim, fiação elétrica antiga contribui para o maior consumo de energia. Mantenha-a sempre nova. Considere ainda usar aquecimento por energia solar na residência. 

4. Economize água 

A energia elétrica pesa muito no bolso das famílias, mas de nada adianta economizar muito em um item e extrapolar no outro. 

Acumular roupas para lavar e passar permite gastar menos água e energia. 

O mesmo vale para o tempo debaixo do chuveiro. Banhos demorados consomem muita energia e, claro, muita água. Em tempos de calor, tome banhos rápidos mais frios e até mesmo com o chuveiro desligado. 

Manter as torneiras sempre bem fechadas e verificar se não há vazamento precisa ser um hábito. Lembre-se de que é possível reutilizar, por exemplo, a água da chuva para lavar o quintal ou molhar as plantas. 

5. Reduza as contas na compra dos produtos do dia a dia

Se você quer saber como reduzir as despesas de casa, pense o quanto gasta todo mês com produtos que acabam passando da validade ou que você acaba usando muito pouco, as vezes pagando caro porque não pesquisou antes de comprar. Aqui no blog da UmHelp você terá as melhores dicas de limpeza, incluindo review de produtos e como economizar.

Importante frisar que os supermercados diferem muito no valor dos insumos para limpeza. As vezes vale a pena combinar com algum ente ou amigo para realizar compras em conjunto em atacado, naqueles hipermercados sabe?

6. Pague as contas em dia e fuja dos juros

Muitas vezes, o orçamento aperta e falta dinheiro no fim do mês para pagar em dia a conta de água ou o aluguel, mas saiba que a falta de um bom planejamento é a causa desse problema. 

Se você tem uma renda fixa, logo quando estiver com o dinheiro disponível faça contas de quanto vai gastar com cada item. Se você já tiver colocado em prática as primeiras dicas de economia mostradas neste artigo, já não estará mais tão perdida assim para colocar em dia o pagamento das contas.

Esteja atento sobre os juros por atraso. O cartão de crédito, por exemplo, é o maior vilão das casas devido ao alto percentual de juros aplicados sobre a dívida. No caso do aluguel, valores são acrescidos em caso de atraso. Todos esses valores de juros pagos por atraso representam algum dinheiro que poderia ser guardado para um plano futuro. 

Mudanças simples de hábito podem gerar resultados realmente significativos. Uma compra de supermercado mais moderada, um banho mais rápido ou o uso mais racional do telefone são ótimos gestos para quem quer saber como reduzir as despesas de casa e deseja enquadrar seu orçamento à realidade econômica do país fazendo o dinheiro render mais.

Gostou das nossas dicas do dia a dia para economizar nas despesas de casa?

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 19

Newsletter

Contrate uma Helper

UmHelp - Diaristas

Publicidade