Limpeza

Conheça os 7 tecidos mais comuns e como limpá-los

7 tecidos mais comuns e como limpá-los
á uma vasta opção de tecidos no mercado: encontramos tecidos com pesos diferentes, texturas diversas, alguns que deslizam, outros que são mais ásperos e até mesmo com temperaturas diferentes no corpo.

Há uma vasta opção de tecidos no mercado: encontramos tecidos com pesos diferentes, texturas diversas, alguns que deslizam, outros que são mais ásperos e até mesmo com temperaturas diferentes no corpo.

Diante de tantas opções, às vezes é difícil saber como cuidar de cada um, não é mesmo? É importante saber como lavar corretamente e manter a qualidade deles, já que cada tecido pede um tratamento diferenciado.

Pensando nisso, trouxemos uma lista dos tecidos mais comuns do mercado e dicas essenciais de como limpá-los corretamente. Vamos lá?

1. Algodão

Tecido de algodão

Um dos tecidos mais comuns, o algodão é uma fibra vegetal de coloração originalmente branca que, por meio do tingimento, pode adquirir várias cores. Ele é muito macio, o que o torna muito confortável, além de ser fácil de lavar e durável.

Como limpar?

O algodão é bem fácil de limpar: você pode colocá-lo na máquina de lavar sem grandes preocupações. Porém, é importante ter alguns cuidados, como separar as peças brancas da coloridas, nas peças de cores fortes usar água fria e amaciante (para hidratar as fibras) e usar água morna para peças de tons suaves. 

Atenção: as fibras do algodão podem desgastar com o tempo. Por isso, se lavar na máquina opte pelo modo delicado e não utilize o modo pesado 😉

2. Poliéster 

Tecido Polyester

O poliéster é um tipo de tecido resistente e bastante maleável, também bastante comum. Ele pode até mesmo substituir o algodão em algumas peças, mas, diferentemente do algodão em que a matéria-prima é vegetal, a sua é de origem fóssil.  

Ele oferece muitas opções de cores, assim como o algodão. Porém, seu maior problema é não permitir uma boa circulação de ar nem oferecer resistência ao calor. Dessa forma, é bastante usado em peças de inverno. 

Como limpar?

Se você optar por lavar uma peça de poliéster na máquina, é importante lavar no modo permanente para preservar ao máximo as fibras do tecido. Se for lavar na mão, evite o uso de água morna.

3. Jeans

Tecido Jeans

Muito popular há décadas, o jeans faz parte do dia a dia da maioria das pessoas e é um tecido muito resistente, que pode durar anos.

Como limpar?

Considerando que o jeans é um tecido duradouro, você pode lavá-lo na máquina sem problemas. Porém, é importante usar os ciclos mais leves para que não haja um desgaste do tecido. 

Use sempre sabão em pó, evitando materiais abrasivos, e sempre coloque a peça do avesso, para evitar desbotamento do tecido e que os botões se prendendo em algo.

4. Renda 

Tecido Renda

A renda é um tecido bem fino e delicado, sendo transparente e feito de malha aberta. Ela pode ter diversas formas e desenhos variados, com entrelaçamentos de fios de linho, seda ou algodão.

Como limpar?

Em nenhuma hipótese use a máquina para lavar suas peças de renda! Utilize sabão em barra, esfregue à mão, enxágue em água corrente e, se necessário, repita o processo mais duas ou três vezes, mas sempre sem muito esforço. 

Veja Também  10 Dicas para usar o vinagre na limpeza!

E se a peça for ainda mais delicada, dissolva antes o sabão na água e deixe a peça de molho durante 24 horas, esfregue levemente e depois troque a água para enxaguar. 

5. Lã

Tecido Lã

Sendo muito usada para peças de inverno, a lã é bem resistente a desgastes e tem uma boa duração. Geralmente obtida a partir dos pelos de animais ovinos, é um tecido com grande poder de absorção de umidade.

Como limpar?

Mesmo sendo resistente, a lã é um tecido delicado que, dependendo do modo de lavar, pode encolher ou criar bolinhas, principalmente se for lavado na máquina. Por isso, se optar por lavá-lo assim é importante colocar no modo delicado da máquina e não centrifugar. Depois de lavadas, tire o excesso de água das peças torcendo, mas com cuidado!

Veja tambem: Como limpar manchas de vinho

6. Cetim

Tecido Cetim

O cetim pode ser feito a partir de muitas fibras, como: lã de algodão, poliéster, seda, lycra e nylon, por exemplo, e é encontrada em grande variedade de cores. Semelhante à seda, o cetim é muito delicado e requer cuidados para não estragar.

Como limpar?

Você não deve usar a máquina para lavar peças de cetim. Como este é um tecido extremamente delicado, a força do processo de lavagem da máquina pode danificar o tecido e inclusive rasgá-lo. Lembrando que isso se aplica a qualquer tipo de tecido delicado, como a seda, por exemplo.

Dessa forma, prefira a lavagem à mão, utilizando água fria e sabão líquido –, se possível, específico para tecidos delicados. Não utilize sabão em pó! Deixe o tecido absorver a água e o sabão e massageie sem esfregar com força. Após isso, enxague com água fria. Se achar que é necessário, repita o processo 🙂

7. Linho

O linho é um tecido resistente e durável. Ele deriva de uma planta herbácea e não possui outras misturas de fibras em sua composição. Para mantê-lo sempre bonito, é preciso tomar alguns cuidados, pois, assim como ocorre com a lã, ele também tem o risco de encolher na lavagem.

Como limpar?

Atenção: nunca lave peças de linho com água quente! Utilize o modo delicado da máquina de lavar, com muita água, usando sabão líquido e sempre com poucas peças na máquina. 

Cada tecido tem sua particularidade, não é verdade? Por isso, é importante conhecer cada um para que suas peças fiquem limpas mantendo a qualidade e a aparência de nova.

Portanto, além de seguir as dicas que demos, também é fundamental ficar de olho nas instruções de lavagem impressas nas etiquetas das roupas, pois algumas podem ser lavadas apenas à mão, por exemplo, e outras têm inclusive a recomendação de lavagem apenas a seco, indicando maior sensibilidade do material que a compõe 😉
Se você gostou dessas dicas, vai se apaixonar pelos nossos conteúdos no nosso blog de limpeza, organização e decoração. Aproveite para conhecer a UmHelp e descubra como deixar sua casa e suas roupas limpas do jeito que você ama!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!