Limpeza

8 dicas para limpar suas panelas queimadas

dicas para limpar suas panelas queimadas
Cozinhar é uma delícia, a gente sabe. Mas depois sobra o trabalho das louças e panelas. E se tem uma tarefa que ninguém gosta de fazer é lavar panela. Imagina, então, aquelas que queimam e ficam com uma crosta grudada no fundo e nas laterais? Pensando em aliviar o trabalho de quem já passou por isso, decidimos reunir 8 dicas de como limpar uma panela queimada, assim você facilita seu trabalho para voltar a cozinhar numa boa depois.

Um jantar para uma celebração ou uma comidinha do dia a dia. Não importa o tipo da refeição, todas elas são especiais. E se tem um item que vai estar sempre lá, em qualquer refeição, são elas: as panelas.


Cozinhar é uma delícia, a gente sabe. Mas depois sobra o trabalho das louças e panelas. E se tem uma tarefa que ninguém gosta de fazer é lavar panela. Imagina, então, aquelas que queimam e ficam com uma crosta grudada no fundo e nas laterais? Pensando em aliviar o trabalho de quem já passou por isso, decidimos reunir 8 dicas de como limpar uma panela queimada, assim você facilita seu trabalho para voltar a cozinhar numa boa depois.

Dica #1: usando água e sal

Uma dica para lavar panelas queimadas é, primeiramente, remover todo o excesso de alimento que ficou grudado no fundo da panela. Use uma espátula ou uma colher para te ajudar. Depois, encha a panela de água quente e adicione 3 colheres de sal, aguarde 15 minutos e lave a panela com uma buchinha e detergente – como você costuma lavar. O sal e a água quente vão dissolver o que ficou impregnado, mas se isso não acontecer de primeira, repita os mesmos passos uma segunda vez.

Dica #2: usando vinagre

Além de ser usado no preparo da comida, o vinagre também é um forte aliado na limpeza. Para recorrer ao vinagre para limpar panelas queimadas, retire todo o excesso de alimento grudado na sua panela e cubra todas as partes queimadas com vinagre branco e leve ao fogo por 5 minutinhos. Depois, espere esfriar ou use água fria para acelerar o resfriamento, lave a panela normalmente e pronto! O vinagre vai agir como um removedor do queimado e facilitar seu processo de limpeza.

Se quiser saber, leia esse artigo com dicas de como usar o vinagre nos cuidados da casa.

Dica #3: usando detergente

Você também pode usar o próprio detergente para te ajudar a remover o queimado das panelas. Adicione o detergente com água quente até cobrir toda a área queimada e volte a panela para o fogo. Quando ferver, retire do fogo, aguarde esfriar naturalmente, para dar tempo do detergente e da água quente amolecer o queimado, e esfregue com uma esponja de aço ou uma buchinha com cerdas mais firmes. Mas atenção: se sua panela for de aço inox, é melhor evitar a palha de aço para não riscar o material.

Dica #4: usando bicarbonato de sódio

Outro produto da cozinha bastante útil na limpeza, o bicarbonato de sódio pode nos ajudar a remover o queimado das panelas. Polvilhe o bicarbonato no fundo da panela queimada e adicione 2 colheres de sopa de água – ou uma quantidade que cubra a área queimada. Depois, ferva essa mistura até a água borbulhar. Aguarde a panela resfriar naturalmente e remova o queimado com uma buchinha ou uma palha de aço.

Veja Também  Conheça 5 tipos de buchas de pia e aprenda como fazer uma limpeza eficaz

Dica #5: usando limão

Essa dica de como limpar o fundo da panela queimada usando limão não usa produto químico nenhum. Esprema 1 ou 2 limões e coloque o suco obtido sobre a crosta queimada. Depois, é só deixar agir por um tempo e lavar a panela normalmente. Você vai ver que o limão removerá boa parte do fundo queimado da panela.

Dica #6: usando refrigerante

Para panelas com poucos resíduos queimados, uma Coca-Cola pode ajudar na limpeza. Coloque o refrigerante dentro da panela e leve ao fogo, deixando ferver por poucos minutos. Depois, é só esperar esfriar e remover o que sobrou com uma buchinha de lavar louça

Dica #7: usando amônia

Outro recurso para aprender como remover o queimado da panela é usar produtos à base de amônia, mas nesse caso você precisa tomar bastante cuidado, já que a amônia tem um cheiro muito forte e soluções de amônia geralmente são muito concentradas – e não queremos que ninguém se machuque 🙂

Dica #8: pedindo um help

Você pode escolher uma dessas 7 dicas para limpar panelas queimadas ou pode, também, contar com nosso App de diarista UmHelp para lavar suas louças e até panelas queimadas! Você escolhe o tipo de ajuda que quer na sua casa ou apê e vamos até você com gente especializada para ajudar com a limpeza!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 2

Comentar

Clique para Comentar!

Newsletter

Contrate uma Helper

UmHelp - Diaristas

Publicidade