Limpeza

Aprenda como limpar o fogão

Como limpar fogão
Toda casa tem fogão. Pode ser grandão, do tipo industrial, ou daqueles portáteis, com uma boca só. Mas fogão sujo ninguém quer. Por isso, reunimos aqui as principais dicas de como limpar fogão.

Toda casa tem fogão. Pode ser grandão, do tipo industrial, ou daqueles portáteis, com uma boca só. Não importa o tipo. O fato é que ninguém fica sem ele em casa e, no fundo, no fundo, não tem nada melhor que preparar uma comidinha rapidinho na hora que a fome pega, não é? 😀 Mas fogão sujo ninguém quer. Por isso, reunimos aqui as principais dicas de como limpar fogão, para que você garanta uma cozinha sempre limpa e gostosa de se estar com quem é importante pra você.


Dica #1 – Fica frio

O primeiro passo antes de limpar qualquer fogão é se certificar de que não tem nada quente: nem as chamas, nem as grades, nem a superfície. Outra dica para limpar seu fogão é tirá-lo da tomada e fechar a saída do gás, seja ele de parede ou de botijão, só pra garantir que nada dê errado durante o processo de limpeza. Com fogo não se brinca e todo cuidado é pouco 🙂

Dica #2 – Tudo separadinho

Depois de garantir a segurança, é hora de desmontar a parte superior do seu fogão. Retire as grades, queimadores (ou chamas) e as tampas que os acompanham, se tiver. A dica aqui é já lavar essas partes separadamente, pois, enquanto elas secam, você termina a limpeza do fogão em si. Mas aguarde todas as peças esfriarem antes de lavá-las, tá? Dessa forma, você evita rachaduras nas grades por conta do choque térmico. Bom, vamos dar uma pausa, então, pra falar dessas peças que vão precisar de cuidado:

Dica adicional – Como lavar as peças do fogão

Todas essas peças desmontáveis dos fogões são partes que engorduram bastante e, geralmente, entram mais em contato com os alimentos. Por isso, é importante esfregá-las com uma buchinha de lavar louças e detergente neutro. Se houver qualquer tipo de ferrugem, utilize uma esponja de aço com detergente. Agora, se houver muita, muita coisa mesmo impregnada nas peças, uma ideia é deixá-las de molho submersas em água morna com detergente, para já ir amolecendo antes o que você vai precisar esfregar depois.

Voltando à limpeza do fogão

Com as peças separadas, a superfície do seu fogão vai ficar livre para você limpá-la. Pegue uma esponja macia, água morna e sabão neutro. Você vai ter que esfregar até remover toda a sujeira e gordura. Depois, com um pano úmido, retire todo o excesso de sabão que ficou.

UM RECADO IMPORTANTE: não jogue água, ok?

A água vai acabar caindo dentro do seu fogão e demorar pra secar, e com o tempo pode enferrujar as partes internas do seu fogão. Continuando: removido o excesso de sabão, volte com um pano seco, sem fiapos, secando a parte superior por completo. Depois, você já pode voltar com os queimadores e a grade bem sequinhos.

Dica #3 – Limpinho por fora

O trabalho mais pesado de limpeza do fogão já terminou. A partir de agora, fica mais fácil: é hora de limpar as laterais e a frente do seu fogão. Com um pano úmido e um pouco de detergente neutro, remova a sujeira e a gordura. Se precisar esfregar alguma parte com uma buchinha, lembre-se de usar o lado macio dela (aquele amarelinho, sabe?) e limpar com carinho, para não arranhar seu fogão. Depois, com um pano seco, volte removendo qualquer marca ou espaço úmido e pronto! O exterior do seu fogão já estará todo limpinho e pronto pra uso. Mas o serviço ainda não acabou (ufa!).

Dica #4 – Limpinho por dentro

Temos que cuidar também das partes internas do fogão, dependendo do modelo dele. Se seu fogão for um cooktop, sua tarefa vai até a Dica #3. Mas se for fogão de chão (ou de piso, como chamam por aí), daí o trabalho continua. Sugerimos que já faça a faxina completa no fogão, incluindo o forno também. Para garantir um forno limpinho, remova as grades e siga o mesmo procedimento da Dica #2, quando você limpou as peças móveis do fogão (lembra?). Depois, use uma solução de água e vinagre com um pano úmido e limpe toda a parte interna do seu forno. Veja aqui como usar o vinagre na limpeza da casa.

Parece muito complexo garantir um fogão limpo, mas não é. A melhor solução é usar e limpar, pois assim você evita o acúmulo de sujeira. Quanto mais sujo, mas difícil vai ser para limpar, daí você pode considerar pedir um help pra gente. Enviamos uma diarista até você! Você já sabe que vamos adorar!

Veja Também  Como limpar manchas de caneta de madeira e tecidos?

Agora que você já sabe como limpar o fogão, que tal preparar uma omelete com queijo e legumes? A gente ama cozinhar. E você?

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!

Newsletter

Contrate uma Helper

UmHelp - Diaristas

Publicidade