Limpeza

Como limpar manchas de caneta de madeira e tecidos?

Como limpar manchas de caneta em parede e tecidos
Quem nunca riscou uma roupa ou uma mesa sem querer, que atire a primeira Bic! E, quando isso acontece, bate aquele desespero para limpar logo a tinta e evitar que a mancha estrague sua roupa ou seu móvel, certo?

Quem nunca riscou uma roupa ou uma mesa sem querer, que atire a primeira Bic! E, quando isso acontece, bate aquele desespero para limpar logo a tinta e evitar que a mancha estrague sua roupa ou seu móvel, certo?

Agora, antes de sair no desespero, é bom você saber que existem produtos específicos para cada superfície e é exatamente isso que vamos te ensinar agora.

Então, respire fundo e se prepare para dar adeus às manchas de caneta de uma vez por todas!

Mancha de caneta em tecidos

Como limpar manchas de caneta em tecidos

Você está lá, todo distraído com sua caneta não mão e falando ao telefone e, quando menos espera, encontra um risco imenso de caneta na sua camisa branca e linda. E você nem sabe como fez aquilo!

Outra vítima constante são as calças jeans: parece que há uma atração irresistível entre a caneta e essa peça de roupa.

No caso dos tecidos mais delicados, a primeira opção de limpeza é o alvejante tradicional à base de água oxigenada – ou seja, não pode ser com cloro, senão corre o risco de manchar ainda mais sua roupa.

Aplique um pouco do alvejante sobre o risco ou mancha, deixe agir por alguns minutos (siga o que estiver na embalagem do produto) e realize a lavagem normalmente depois. Se a tinta não tiver sido totalmente eliminada, repita o processo.

Outra opção é o álcool comum de limpeza: ele ajuda a dissolver a tinta antes da lavagem e pode ser aplicado diretamente sobre a peça de tecido também. Espalhe o álcool sobre a mancha e esfregue com uma escovinha de roupa limpa, até que a tinta se dissolva.

Nos dois casos acima, não esqueça de colocar uma proteção embaixo da área com a mancha, para que a tinta não vaze para outra parte da peça, ok?

Organize também:  Como tirar cola de potes, paredes e outros objetos?

Veja também: Como organizar uma cozinha pequena

 Manchas de caneta em paredes

Como tirar mancha de caneta das paredes

Você vira as costas por dois minutos, tinha uma caneta na mesa e uma criança na sala… Quando olha de novo, lá está a parede toda riscada! Esse clássico da vida em família tem solução, viu?

Para limpar essas manchas, o primeiro passo é saber com qual tipo de tinta a parede foi pintada.

Se foi utilizada uma tinta lavável ou à base de óleo, basta umedecer um pano limpo e passar sobre as manchas. Elas devem sair em pouco tempo.

Agora, se a parede foi pintada com tinta comum, você vai precisar ter mais cuidado. Faça uma mistura de água e sabão neutro e vá passando sobre a mancha, com cuidado, até que ela comece a desaparecer.

Não esfregue muito, nem deixe o pano ou esponja utilizada para limpeza muito úmida. Vá aos poucos e com calma. Logo sua parede estará livre das manchas!

Veja Também  Manchei de vinho, o que fazer?

Organize também: Como tirar o mofo da parede? Conheça 5 dicas caseiras para acabar com ele!

 Manchas de caneta em móveis

Quem nunca ficou rabiscando seus papéis enquanto falava ao telefone? Ou precisou pegar uma caneta correndo para fazer uma anotação? Seja por distração ou por pressa, riscar mesas e outros móveis é algo bastante comum na nossa rotina.

A solução para resolver esse problema é fácil e conta com um coringa dos segredos de limpeza: o bicarbonato de sódio!

O queridinho dos truques também vai te ajudar a limpar as manchas de caneta dos móveis. Faça uma misturinha com 1 colher de café de água e 1 colher de chá de bicarbonato. Coloque em cima do risco e deixe por cerca de 15 minutos.

Depois, passe um pano úmido e retire o excesso da mistura. Pronto, seu móvel estará limpo novamente!

No caso de uma mancha recente, você pode usar o detergente como ajudante nessa tarefa. Misture bem 1 colher de chá de detergente com 1 xícara de água. Aplique com a ajuda de uma esponja ou algodão sobre a superfície manchada.

Nos dois casos, é importante fazer um teste antes! Aplique um pouco do produto que irá utilizar sobre uma região do móvel que não seja tão visível. Aguarde alguns minutos, retire e veja se o material não ficou manchado.

Organize também: Fique atento: 4 misturas fatais de produtos de limpeza

Viu como tirar as manchas de caneta não é tarefa tão difícil? É só ter calma e utilizar os produtos certos em cada situação! Aproveite para acompanhar outros conteúdos de organização e limpeza aqui do blog! Sempre tem algo para te ajudar e deixar sua vida mais leve e organizada, a gente garante!

Nossa dica final de hoje é o aplicativo de diaristas da UmHelp. Se você ainda não conhece, visite a nossa página e veja como ele pode mudar a sua vida hoje mesmo! Depois de conhecer nosso aplicativo, pedir UmHelp vai se tornar rotina!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!