Limpeza

Quais produtos de limpeza devo usar na limpeza de casa?

Quais produtos de limpeza devo usar na limpeza de casa
Um lar agradável de se viver tem que ser limpinho, concorda? E como uma boa faxina da casa doméstica demanda muito tempo e esforço, ter os produtos de limpeza ideais como nossos aliados é questão de sabedoria e sobrevivência. A qualidade desses produtos é importante para garantir uma limpeza eficaz e mais duradoura

Pouco importa se sua casa é grande ou pequena, exuberante ou simples quando ela está suja. Um lar agradável de se viver tem que ser limpinho, concorda? E como uma boa faxina da casa doméstica demanda muito tempo e esforço, ter os produtos de limpeza ideais como nossos aliados é questão de sabedoria e sobrevivência.

Por isso, pensar exatamente o que comprar e qual a qualidade desses produtos é importante para garantir uma limpeza eficaz e mais duradoura, que pode te poupar tempo, energia e, é claro, muito dinheiro também 🙂

Mas vamos começar do começo: pelos utensílios básicos – aqueles que quando você não tem, não dá nem pra pensar em faxina.

Quais são os utensílios básicos para fazer uma faxina?

Utensílios básicos para fazer uma faxina

Vassoura:

Essencial para tirar a sujeira grossa do chão. O ideal é que você tenha uma vassoura para varrer dentro de casa e uma para os espaços externos da sua casa – quintal, sacada e calçada. É importante que você use vassouras com cerdas diferentes para cada tipo de chão, tá? Por exemplo: as vassouras de piaçava, que têm as cerdas mais duras, são ótimas para tirar sujeira mais pesada, mas podem arranhar um chão de taco, por exemplo. Fica ligado! 🙂

Panos:

Renha muitos panos de chão – vários, de preferência – para finalizar e garantir uma limpeza profunda da sua casa. Ah, é legal ter panos separados para o banheiro e outros para os outros cômodos da casa. Pano multiuso, tipo Perfex, é a melhor opção para a limpeza do fogão, da pia, da geladeira e da mesa da cozinha.  Já os panos de flanela ou os de microfibra são ideais para tirar poeira da mobília e para aplicar o lustra-móveis.

Baldes:

Bons para deixar roupa de molho, mas também para juntar água na hora de lavar os cômodos, quintal e sacadas, além de ser uma mão na roda para lavar e, ainda, enxugar panos de forma rápida e prática durante a faxina.

Esponjas:

Normalmente são usadas para a limpeza da cozinha, como louças, fogão e por aí vai… As esponjas também são muito úteis para a limpeza do banheiro, tipo para a pia e o vaso sanitário. Ah, mas não deixe de separar cada esponja para o seu uso específico, ok? 🙂

Luvas, escovinhas de limpeza e limpador de privada

São aqueles utensílios que nem todo mundo tem, mas que, na verdade, são bastante úteis para uma limpeza mais profunda – e para o cuidado com você mesmx. As luvas te expõem menos a produtos agressivos, a bactérias e microrganismos. As escovinhas alcançam cantinhos específicos que você não alcança com a própria mão. E o limpador de vaso sanitário é ótimo para limpar a parte interna, que não dá pra colocar a mão, né?! 🙂

Legal! Agora que você já sabe quais utensílios usar, vamos falar de alguns produtos?

Os 5 produtos de limpeza que você precisa para limpar a casa:

1. Detergente:

O primeiro produto de limpeza que tem que entrar na sua lista de compras. E não é só para lavar louças; você também pode usar o detergente no piso da cozinha e do banheiro. Uma dica de como usar o detergente: os neutros são os mais recomendados.

2. Sabão em pó:

Utilizado especialmente para lavar roupas, o sabão em pó também é um bom substituto do detergente na hora de lavar o banheiro. Não é preciso espalhar uma grande quantidade para fazer uma limpeza profunda e cheia de sabão. E ele ainda ajuda a perfumar o ambiente. Fica uma delícia!

Veja Também  Conheça os 7 tecidos mais comuns e como limpá-los

3. Água sanitária:

Pode não ser tão cheirosa como o sabão em pó, mas é essencial para desinfetar os espaços. Mas como usar água sanitária para lavar o banheiro? Bom, você deve jogar na pia, no vaso sanitário e no box do banheiro minutos antes de começar a lavar. Você também pode aplicar no chão da cozinha quando for lavar. Além disso, a água sanitária é uma ótima aliada para tirar lodos e bolores que podem aparecer nos cantinhos da sua casa. E, ainda, pode ser usada na higienização de escovas de dente (verdade, isso você não sabia!).

4. Desinfetante:

Quer saber como usar o desinfetante na limpeza da casa? A água sanitária desinfeta a casa, mas é importante finalizar todo o processo aplicando desinfetante no banheiro – no chão, na pia e no vaso sanitário – e no chão da cozinha. Além de garantir uma higienização mais segura, o desinfetante traz um cheiro gostosinho de limpeza. Escolha aquele que o perfume mais te agrade e jogue um pouco nos ralos da casa quando terminar o trabalho.

5. Álcool:

Outro produto que também tem um ótimo poder desinfetante. Além de sua importância na assepsia de machucados e na higiene pessoal, o álcool pode ser utilizado para limpar espelhos, janelas e metais, sendo bem útil, ainda, para higienizar maçanetas e matar microorganismos. Não é à toa que o mundo todo está à procura do álcool em gel para combater o coronavírus! Seu poder desinfetante é altíssimo! Prefira sempre o álcool 70% nesses casos.

Têm mais alguma coisa?

Alguns produtos podem até não parecer essenciais, mas tê-los ao seu alcance vai facilitar sua vida. O tira-limo, por exemplo, contribui para a limpeza mais completa de locais expostos à umidade, como banheiro e azulejos da cozinha, pois ajuda na extração de limo das paredes. O multiuso, por sua vez, é útil para desengordurar vários locais da casa e para limpezas de manutenção, além de ser mais prático que o detergente na limpeza do fogão e da geladeira. Ah, e o sapólio é um ótimo componente para limpezas pesadas de superfícies mais ásperas e resistentes. Vinagre e bicarbonato de sódio aparecem em várias receitas de produtos caseiros para limpezas também. Se quiser dar uma olhadinha, já falamos bastante aqui das vantagens de se usar o vinagre na limpeza da casa:

Outra dica: é importante anotar que o uso de todos esses produtos precisa de cuidado, pois em maior ou menor grau eles podem ser prejudiciais ao corpo e à saúde. Nada de colocar em contato com a boca e os olhos. E guarde todos eles fora do alcance das crianças, num lugar bem seguro. Ah, e não se esqueça de ver a validade do produto antes de comprar, tá? Cuidar da sua casa dá trabalho e todo cuidado é pouco. Já, com a gente, todo cuidado é muito… muito gostoso! Pede um help aí pra gente, que enviamos uma diarista até a sua casa… E boa faxina!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!

Newsletter

Publicidade