Limpeza

Pratos e copos: quais são e como cuidar?

Tipos de pratos e copos
As louças podem servir para as mais diversas ocasiões, como um jantar entre amigos ou um café da manhã especial. Além disso, eles também estão presentes no dia a dia de toda casa, auxiliando as refeições com copos, pratos, tigelas, bules e outros inúmeros itens, que podem variar de forma, tamanho e material.

Você é ou pretende ser um dono ou dona de casa com uma louça de dar inveja? Se sim, já deve saber que existem diversos modelos de louças, desde aqueles mais antigos e trabalhados que nossos avós costumavam colecionar nas cristaleiras até os mais simples e baratos, esses que podemos encontrar até mesmo em lojas de 1,99.

As louças podem servir para as mais diversas ocasiões, como um jantar entre amigos ou um café da manhã especial. Além disso, eles também estão presentes no dia a dia de toda casa, auxiliando as refeições com copos, pratos, tigelas, bules e outros inúmeros itens, que podem variar de forma, tamanho e material.

Hoje, trouxemos neste artigo alguns dos modelos mais comuns de louças – com foco nos pratos e copos – e as formas mais eficazes de cuidar para que elas durem bastante tempo no conforto do seu lar, sempre limpas e bonitas, assim como quando você as comprou! Vamos lá? 🙂

Pratos: quais são eles?

Prato raso

Prato raso

Um dos mais utilizados, serve tanto para o almoço como para o jantar. Não é recomendada sua utilização para preparos líquidos, como sopas, por exemplo.

Prato fundo

Prato fundo

É ideal para sopas, caldos e cremes em geral, além de massas com bastante molho!

Prato de salada

É uma versão reduzida do prato raso, podendo ser utilizado também em lanches no meio da tarde, por exemplo.

Prato de sobremesa

Prato de sobremesa

Um pouco menor que o prato de salada, é um prato utilizado em cafés da manhã, sobremesas e lanches. Também pode servir como apoio para bowls.

Prato de pão

O menor aparelho de jantar, o prato de pão é utilizado para colocar pães de acompanhamento de sopas, por exemplo. 

Veja também: 5 tipos de buchas de pia e aprenda como fazer uma limpeza eficaz

Copos: quais são eles?

Assim como os pratos, também existem diversos modelos de copos. Alguns deles são:

Copo para suco

Copo para suco

Copo para shot

Copo Shot Cachaça

Copo Pilsner – para cervejas Pilsen

Copo pilsner

Copo Lager – para cervejas Lager

Copo lager

Copo Weizen – para cervejas de trigo

Copo Weizen

Lavar na máquina ou à mão?

Lavar copos e pratos à mão tem suas vantagens, começando pela mais óbvia: você não irá precisar de uma máquina lava-louças que, por vezes, pode pesar no orçamento. Além disso, você não irá depender da energia para lavá-los, apenas da sua disposição de enfrentar a pilha de louças sujas (sabemos, pode ser difícil arranjar forças para encará-la!)

Outra vantagem é que a lavagem à mão é mais cuidadosa do que a lavagem mecânica, o que pode impedir que alguns materiais mais frágeis quebrem. Entretanto, esse processo gasta muito mais água.

Veja Também  Não gosta de varrer o chão? Aprenda outros meios!

A máquina lava-louças pode ser uma mão na roda, principalmente para quem não tem paciência ou tempo para ficar sempre lavando à mão. Sua maior vantagem, além da economia de tempo, é a economia de água, que pode chegar a 85%, comparada com a lavagem manual! 

Porém, por ter um custo alto e demandar estar cheia para ter seu desempenho total de limpeza garantido, ela pode ser uma boa apenas para quem utiliza bastante a cozinha ou para quem mora com mais pessoas 😉

Espero que tenha gostado das nossas dicas! E se você precisar de ajuda com a limpeza do seu lar, saiba que pode contar com a ajuda da nossa equipe  🙂 
É só continuar acompanhando nosso blog de limpeza para mais dicas como essas e, se for preciso uma mãozinha a mais, é só pedir uma help baixando o nosso app de diaristas que colocamos você em contato com os melhores profissionais do mercado de limpeza!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 1

Comentar

Clique para Comentar!