Organização

Como guardar os sapatos para prevenir o mau cheiro?

Como guardar os sapatos para prevenir o mau cheiro
Saber como guardar e como prevenir o mau cheiro é uma necessidade do nosso dia a dia. Fala a verdade, quem nunca cedeu a uma promoção de botas em pleno verão que atire o primeiro salto!

Sapatos… ah, os sapatos! Eles exigem cuidados. Saber como guardar e como prevenir o mau cheiro é uma necessidade do nosso dia a dia. Fala a verdade, quem nunca cedeu a uma promoção de botas em pleno verão que atire o primeiro salto! 

No entanto, ninguém quer pegar aquele sapato maravilhoso para sair e perceber que ele não está perfeitamente pronto para o uso, não é?

Por isso, além de saber como organizar seus queridinhos, é importante fazer isso de uma maneira que eles se mantenham limpos e sem odores até o momento em que forem escalados para completar aquele look especial. Vem descobrir como fazer isso agora!

Organize também: Por que não usar sapatos dentro de casa

Como guardar seus sapatos

Quem ama sapatos e demonstra todo esse sentimento em forma de quantidade sabe que guardá-los é sempre um dilema. Mesmo que você tenha um bom espaço (e isso nem sempre é possível), parece que sempre falta lugar para colocar aquele par novo em folha que acabou de chegar. 

Investir em uma sapateira é essencial para manter a organização. Pode ser aquelas de madeira, de aramado, feitas com móveis modulares, ou até mesmo uma que se pendura atrás da porta. Confira alguns exemplos:

Isso porque, deixar o sapato dentro da caixa nunca é o mais indicado, já que esse ambiente fechado pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias – que vão dar mau cheiro e até facilitar a aparição de mofos em seus amados. 

Caixas estão proibidas mesmo?

Está bem: existe um tipo de caixa que você pode usar! Só prometa que não vai cair na tentação de manter o seu par guardado na caixa original, de papelão. É que esse tipo de confinamento vai deixar o sapato sem ar e esse é um dos motivos pelos quais o mau cheiro pode se instalar ali e não sair nunca mais!

Caixas de plásticos, próprias para calçados, com aberturas de ventilação estão permitidas. Isso também vai ajudara manter seus sapatos livres de mofos e retardar o aparecimento de rachaduras no material (que podem acontecer por ressecamento).

Rotina de limpeza contra o mau cheiro nos sapatos

Mesmo que você não use sempre aquele par mais chique ou que as botas só saiam de casa quando está mais frio, manter uma rotina de limpeza é essencial. 

Para os sapatos de uso constante, a higienização precisa ser diária. Neste momento, então, nem precisamos reforçar os cuidados com os calçados que vão para a rua… Mas, vamos reforçar mesmo assim: deixe-os do lado de fora de casa e depois faça uma limpeza completa, inclusive e principalmente no solado. 

Veja Também  Como limpar e organizar sua penteadeira?

Já com aqueles que são usados em semanas alternadas ou apenas em ocasiões especiais, a dica é limpá-los antes de guardar na sapateira. Nunca guarde sapatos sujos no armário, combinado? Isso pode deixá-los com marcas e, pior, com o mau cheiro que você não quer de jeito nenhum. 

E como eu limpo e organizo todos os meus sapatos?

Vamos por partes, saltolover! Com relação à organização, já falamos sobre a importância de ter um espaço dedicado, conforme sua possibilidade, e abusar da criatividade em sapateiras, prateleiras & afins. 

Como falamos também, a necessidade de mantê-los sempre limpos é vital! E, aqui vai uma dica pra não esquecer: antes de sair passando buchinha e sabão em tudo, conheça os materiais de que seus sapatos são feitos. Isso porque, se você limpar com o produto errado, o temido mau-cheiro pode aparecer – além de manchas e outros problemas que você não quer, certo?

Camurça, couro, plástico, sintéticos… seja qual for o material e como você irá aprender a limpar cada um deles, nunca, em hipótese nenhuma, guarde seus sapatos molhados. Esse é outro ímã para mofo, mau cheiro e deterioração dos seus preciosos. 

Para quem tem muitos pares (levanta a mão quem se identifica!) e às vezes leva tempo para usar um ou outro modelo, vale uma dica bacana de organização: eles podem ficar em caixas, com respiro, e receber etiquetas de identificação. 

Isso é bastante útil no caso dos sapatos de inverno, como botas ou mocassins mais pesados. Como são usados quando o clima esfria, não precisam estar à vista o ano todo. Se estiverem armazenados da maneira correta, com ventilação, poderão esperar até a próxima temporada para irem à luta. 

Organize também: Quais produtos devo usar para lavar roupa?

Quem ama sapatos sabe que eles são a cereja do bolo de qualquer look. E ninguém quer saber de cereja cheirando mau, né? Se você gostou dessas dicas, vai se apaixonar pelos nossos conteúdos de organização e limpeza aqui do blog. Aproveite para conhecer a UmHelp e descubra como deixar sua casa limpa do jeito que você ama!

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 2

Comentar

Clique para Comentar!