Organização

Livros na estante: como mantê-los limpos e organizados?

Como manter os livros limpos e organizados
Para manter um estante bonita com todas as histórias que você tanto gosta, é essencial estabelecer uma rotina de limpeza adequada, utilizando os produtos certos e higienizando tanto a estante quanto os próprios livros corretamente.

Se você é um amante das histórias fascinantes contidas nos livros, sejam elas de romance, comédia ou drama, deve saber como é importante cuidar de cada um dos exemplares com zelo para que eles não se encham de ácaros, bactérias e, até mesmo, das temidas traças!

Para manter um estante bonita com todas as histórias que você tanto gosta, é essencial estabelecer uma rotina de limpeza adequada, utilizando os produtos certos e higienizando tanto a estante quanto os próprios livros corretamente. Se você quer aprender como fazer essa limpeza do jeito certo, vem ver as dicas que preparamos para você 🙂

Como limpar seus livros do jeito certo?

Para limpar seus livros, é preciso separar um tempo para higienizar cada um deles separadamente, com calma e paciência! Portanto, nada de pressa, ok? Livros são itens frágeis que precisam de uma limpeza cuidadosa e constante. Para isso, reserve pelo menos uma tarde a cada um ou dois meses para fazer sua limpeza.

Para livros usados ou muito antigos, como os de sebos, você pode começar dando uma folheada para higienizá-los. Assim, você irá tirar o excesso de poeira já existente. Depois, passe uma flanela seca para remover o grosso da poeira e do que puder ter grudado nas páginas dele.

Sempre use panos macios, secos e limpos, como flanelas, panos de prato ou tecidos parecidos. Passe-os por toda a parte externa dos livros e limpe os detalhes com um pincel macio – ele irá ajudar a remover a poeira que pode ficar acabar ficando presa entre as páginas. 

Dica preventiva: folheie seus livros de vez em quando para remover a poeira e reduzir a umidade. Além disso, essa é uma ótima forma de não deixar as folhas muito grudadas umas às outras.

Como você viu, o processo de limpeza dos livros é simples e não exige muitos materiais. Porém, é importante tomar cuidado para não utilizar panos úmidos, que podem danificar o papel. Também, não é recomendado utilizar produtos de limpeza abrasivos, apenas um paninho seco e o pincel já irão ajudar a mantê-los sempre limpos 🙂

Como cuidar das prateleiras/estantes? 

Outra parte importante da preservação de livros é a estante na qual eles serão armazenados. Aí vão algumas dicas para você não acabar estragando seus livros colocando eles em qualquer lugar da sua casa!

  1. Limpe regularmente sua estante: pode ser com um paninho úmido, com um pouco de vinagre ou com um produto específico para o material da sua estante ou das suas prateleiras. 
  2. Prefira manter seus livros em locais arejados e longe de umidade. Portanto, caixas, armários e ambientes fechados que não têm contato ao menos indireto com a luz não devem ser uma opção!
  3. Mantenha sua estante ou prateleiras levemente afastadas da luz solar direta, para evitar longa exposição dos livros à luz solar – ela pode danificar as folhas, desbotando as cores da capa, por exemplo. Tente encontrar um meio-termo de iluminação: nem muito pouca, nem luz demais.
  4. Se sua estante tiver portas, tente mantê-las abertas em alguns períodos do dia para deixar o ar circular. 
Veja Também  Como organizar o seu armário em 5 passos

Como organizá-los da melhor forma?

Existem diversas maneiras de dispor seus livros em prateleiras: por autor, tamanho, cor, ordem alfabética, tema ou o que mais você preferir! Tudo irá depender do seu gosto pessoal, do tipo de ambiente ao seu dispor e da sua coleção de livros.

Organizá-los por cor, por exemplo, é uma ótima maneira de criar paletas harmônicas com o resto do ambiente. Você pode utilizar quadros, itens decorativos e plantas para ajudar a compor a decoração de acordo com as cores da sua paleta escolhida, por exemplo. 

Já se você preferir um visual monocromático, pode encapar os livros com sua cor de preferência ou, até mesmo, colocá-los do lado contrário, mantendo visíveis apenas as páginas brancas ou amareladas. Lembre-se, portanto, que essa forma pode tornar a identificação dos livros um pouco mais difícil!

Entre diversas outras, essas são algumas das formas de manter seus livros sempre limpos e organizados! Conta pra gente, o que você faz para manter sua coleção como nova? 
Agora que você aprendeu a deixar suas estantes de livros limpas e organizadas, que tal dar aquele trato na sua casa? A UmHelp te dá uma força para encontrar a ajuda que você precisa para deixar seu lar ainda sempre em ordem. Venha conhecer nosso aplicativo de diaristas e peça UmHelp!

★ Deixe seu like:

Classificação 4.5 / 5. Votos: 4

Comentar

Clique para Comentar!