Economia Tecnologia

Pix: o que é, como se cadastrar e como funciona?

Pix_o_que_e_como_cadastrar_como_funciona
Pix, o novo meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. Ele pode ser usado por todas as pessoas que possuem conta em bancos ou instituições financeiras. Esta será uma opção de transferência de valores para empresas e pessoas físicas, como diaristas de aplicativo.

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Mas, o que é Pix? Ele será uma alternativa para pessoas e empresas realizarem transferências de valores. Assim como, TED, DOC e cartões. Com ele, será possível realizar ou receber pagamentos 7 dias por semana, 24 horas por dia.


A partir de 16 de novembro, o Pix já estará disponível para você fazer movimentações em menos de 10 segundos. Como? Usando apenas aplicativos de celular.

Como aderir ao Pix

O primeiro passo para aderir ao Pix é criar a chave Pix. Para isso, você deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tenha conta aberta.

Como cadastrar a chave Pix

Para criar uma chave Pix, você pode escolher entre quatro formas de identificação. São elas: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória.

A chave aleatória é uma opção para quem não quer informar dados pessoais. Ela é um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta que receberá o depósito.

Leia também: 5 Acidentes mais comuns com crianças

Como o Pix pode ser usado?

  • Entre pessoas físicas;
  • Envolvendo pessoas e estabelecimentos comerciais, incluindo comércio eletrônico;
  • Entre estabelecimentos, como pagamentos de fornecedores;
  • Para transferências envolvendo entes governamentais, como pagamentos de taxas e impostos.

Como fazer transações com o Pix?

As transações do Pix poderão ser feitas de três formas. Saiba quais:

  • Informando uma chave do Pix, cadastrada na instituição financeira.
  • Fornecendo os dados bancários de quem vai receber o pagamento – nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta;
  • Por meio da leitura de QR Codes.

Limite de valor nas transações

Você pode fazer transações a partir de R$0,01, já que não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Em geral, também não há limite máximo de valores, mas instituições financeiras que ofertam o Pix são livres para estabelecerem limites máximos de valor.

★ Deixe seu like:

Classificação 5 / 5. Votos: 4

Newsletter

Contrate uma Helper

UmHelp - Diaristas

Publicidade